Sabesp detecta 110 fraudes em ligações de água em Botucatu

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Sabesp detecta 110 fraudes em ligações de água em Botucatu

Sabesp detecta 110 fraudes em ligações de água em Botucatu

Companhia estima desvio de 825 mil litros de água por mês; pena para o crime pode chegar a 4 anos de reclusão

A Sabesp recebeu 187 denúncias sobre desvio de água em Botucatu de setembro a novembro de 2016. Desses registros, aproximadamente 60% foram confirmados como fraudes, ou seja, 110 irregularidades, o que representa uma média de 37 casos detectados por mês. A companhia estima que o volume desviado, 825 mil litros/mês de água, seria suficiente para abastecer 172 pessoas durante o período de 30 dias.

Quando constata uma fraude, a companhia interrompe o fornecimento de água ao imóvel e notifica o cliente. O responsável deve substituir a instalação do hidrômetro convencional por uma Unidade de Medição de Consumo (UMA), equipamento projetado para evitar este tipo de ação irregular. O fraudador paga pelo novo sistema de medição, por possíveis danos ao medidor e lacres, e também pelo o consumo referente aos meses retroativos. Isso acontece porque o cliente é único responsável pela guarda do aparelho, conforme deliberação 106 ARSESP (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) artigo 60.


A empresa registra ainda um boletim de ocorrência. Furtar água é crime e o cliente pode pegar até 4 anos de reclusão. “Para a Sabesp, além de ser um crime, o furto de água é encarado como desperdício, já que o volume que chega aos imóveis dos fraudadores não é registrado e também não é contabilizado em nosso sistema”, disse o superintendente da região de Botucatu, Maurício Tápia.


Segundo Tápia, a pessoa que não paga pela conta não se preocupa em controlar o consumo. Por isso, a companhia tem intensificado o combate a esse tipo de prática por meio de constantes fiscalizações. No ano passado a Sabesp realizou 10.824 vistorias nas ligações de água na cidade de Botucatu. Os técnicos são treinados para identificar possíveis irregularidades, e pelo menos uma vez por mês um técnico (leiturista) passa em cada uma das 54.305 ligações de água do município para fazer a leitura do hidrômetro e conferir as condições do aparelho e eventuais anormalidades na ligação.


A Sabesp conta também com a colaboração da população que pode denunciar os casos de fraudes. As denúncias podem ser feitas à companhia pelo telefone 0800 055 0195 ou pelo Disque-Denúncia (181), cuja chamada é gratuita e não exige a identificação de quem telefona.

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